segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Madeira: Paróquias celebram «Missas do Parto», novena de preparação para o Natal

As comunidades católicas na Madeira começam este domingo a promover as tradicionais ‘missas do parto’, novena de preparação para o Natal que decorrem habitualmente ao início da manhá.
O bispo do Funchal, D. António Carrilho, vai presidir a estas celebrações em várias paróquias da ilha, um périplo que o leva às paróquias do Campanário, Santo Amaro, Encarnação, Caniço, Santo António, Porto da Cruz, Imaculado Coração de Maria e à Sé, entre as 06h00 e as 07h30, com exceção do dia 19 (20h00), revela o gabinete de informação da diocese.
As chamadas ‘missas do parto’ são uma tradição particular do arquipélago da Madeira, um momento exclusivo para cantar versos populares, em honra da Virgem Maria e do Menino Jesus, alguns dos quais remontam aos primeiros povoadores do arquipélago.
Outro fenómeno que alimenta a tradição é a mesma estrutura da novena, com a invocação ao Espírito Santo, o canto da Ladainha, o retrato da Senhora e a missa, onde também são entoadas loas à Virgem, ao seu parto e à alegria do nascimento de Jesus.
Os cânticos permanecem os mesmos de pelo menos há um século, feitos em verso.
“O convívio após a celebração deve constituir um momento único de acolhimento e de evangelização da próprio festa e da alegria, onde a oração se torna vida e gesto, missão”, refere a Diocese do Funchal.
OC (Agência Ecclesia)