terça-feira, 31 de dezembro de 2013

  Comunidade Cabo-Verdiana de Sines

celebra Festa da Sagrada Família                                    


 O Bairro onde vive a maior comunidade cabo-verdiana de Sines é, passados 20 anos do início da sua construção, um exemplo de integração urbana. Ali vive uma “irmandade africana” que recusa o rótulo de “ghetto”.

Situado entre a zona industrial ligeira e o Porto de Sines, o aglomerado, o grande centro residencial da comunidade cabo-verdiana na cidade, tem uma vista que atravessa o farpado de uma vedação, reservatórios e tubos, para finalmente alcançar o azul do mar. A comunidade cabo-verdiana residente em Sines representa um pouquinho de Cabo Verde que se fixou por estas paragens a partir da década de 70. Pessoas que se viram forçadas a saírem da sua terra natal, na sua grande maioria, por razões económicas na procura de melhores condições de vida.

A estas paragens chegaram, aqui se fixaram e formaram família, sendo esta comunidade cabo-verdiana, um exemplo de integração a nível nacional. Habituados aos modos de vida e á estrutura da comunidade na qual estão inseridos nunca esqueceram ou abandonam as suas raízes. Por isso, aquando da Missão Popular em Sines, eles lá estiveram bem presentes em todos os momentos desse tempo de evangelização.


Formaram uma Comunidade/assembleia familiar, com mais de quatro dezenas de participantes, que baptizaram com o nome “Unidos na Fé”. E, se até aí era forte a vontade de viver esta união e esta comunhão, mais forte se tornou a partir dessa data.



Ficou decidido que houvesse dois encontros mensais para reflexão da Palavra de Deus e celebração da Fé. Dentro deste espírito de vivência da espiritualidade de natal e da força dos laços familiares, no sábado, dia 27 de Dezembro, numa casa em construção, transformada em “casa da Igreja” as famílias cabo-verdianas reuniram-se para celebrar a festa da Sagrada Família.



 Mais de uma centena de pessoas, crianças de colo e mamãs, velhos e novos, homens e mulheres, com cânticos e alegria, viveram o dom da família e receberam a bênção das famílias. Associaram-se a esta celebração alguns dos missionários e membros de outras comunidades familiares, bem como o pároco, P. José Pereira e os diáconos Joel e á. Foi um momento muito lindo e significativo. Aconteceu, uma vez mais, Natal! P. Agostinho Sousa, CDM/Beja