sábado, 14 de dezembro de 2013

A caminho da unidade cristã




Cidade do Vaticano, 14 dez 2013 (Ecclesia) – O cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, começou hoje uma visita de seis dias à Rússia, onde se vai encontrar com responsáveis católicos e da Igreja Ortodoxa.
A sala de imprensa da Santa Sé anunciou que o responsável da Cúria Romana será recebido pelo patriarca de Moscovo (ortodoxo), Cirilo, e pelo metropolita Hilário, presidente do departamento para as relações eclesiásticas externas do Patriarcado, que se encontrou com o Papa Francisco, no último dia 12 de novembro.
Em São Petersburgo, o cardeal Koch vai proferir uma conferência, na Academia de Teologia da cidade, sobre “o diálogo católico-ortodoxo”, para depois visitar o mosteiro de Alexandre Nevski, por ocasião do seu terceiro centenário de existência.
Durante sua visita à Federação Russa, o responsável do Vaticano vai presidir, a convite do arcebispo católico D. Paolo Pezzi, às celebrações jubilares da Basílica de Santa Catarina de Alexandria, em São Peterburgo, onde se reunirá com o clero católico, no âmbito das sessões pastorais dedicadas ao Concílio Vaticano II e ao diálogo ecuménico.
OC