segunda-feira, 20 de abril de 2015

Vaticano: Papa manifesta-se contra antissemitismo na Europa


Francisco recebeu conferência de rabinos e denunciou também perseguições a cristãos
Cidade do Vaticano, 20 abr 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para as “tendências antissemitas” na Europa, visíveis em “atos de ódio e de violência”, pedindo que a Igreja se manifeste contra os mesmos.
“Qualquer cristão não pode senão deplorar com firmeza todas as formas de antissemitismo, manifestando ao povo judaico a sua solidariedade”, declarou, durante uma audiência à Conferência de Rabinos Europeus.
Francisco deixou votos de que a memória da “tragédia da Shoah”, o Holocausto durante a II Guerra Mundial, sirva de “alerta para as gerações do presente e do futuro”.
“São também de condenar, em todos os lugares, as manifestações de ódio e de violência contra os cristãos e contra os fiéis de outras religiões”, declarou.
O Papa quis lembrar a figura do antigo rabino-chefe de Roma, Elio Toaff, que faleceu este domingo, aos 99 anos de idade, como um “homem de paz e de diálogo”, que acolheu São João Paulo II na sinagoga da capital italiana, em 1986.
Francisco sublinhou os “progressos” feitos na relação entre cristãos e judeus, um sinal importante para a Europa marcada pelo “secularismo” e o “ateísmo”.
“Judeus e cristãos têm o dom e a responsabilidade de contribuir para manter vivo o sentido religioso dos homens de hoje e da nossa sociedade, testemunhando a santidade de Deus e a da vida humana: Deus é santo e é santa e inviolável a vida por Ele dada”, concluiu.
OC