quarta-feira, 8 de abril de 2015



Iraque: Cardeal enviado do Papa terminou visita aos cristãos perseguidos

Agência Ecclesia 07 de Abril de 2015
Cidade do Vaticano, 07abr 2015 (Ecclesia) - O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) terminou a visita ao Iraque onde foi mensageiro da solidariedade do Papa às pessoas atingidas pela violência do autoproclamado ‘Estado Islâmico’.
“Uma verdadeira peregrinação entre os cristãos perseguidos; uma peregrinação que me fez um grande bem espiritual”, foi desta forma que o cardeal Fernando Filoni definiu a viagem ao Iraque.
O responsável levou ajuda concreta do Papa Francisco para as famílias cristãs e a outros grupos perseguidos pelos jihadistas no Iraque.
Segundo o jornal ‘L’Osservatore Romano’, a vigília pascal numa tenda, em Arbil, e a Missa de Páscoa, em Sulejmanija, foram as últimas etapas da visita do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.
Na Eucaristia de Páscoa, o cardeal italiano deu ânimo a mais de quatrocentas famílias que encontram refúgio em Sulejmanija.
“Numa atmosfera bastante tranquila, graças também ao esforço no acolhimento garantido pelas autoridades locais, os desalojados podem até cultivar a esperança de voltar em breve para as suas aldeias”, acrescenta o jornal do Vaticano.
A vigília pascal foi celebrada numa “tenda enorme” no bairro «109», da capital do Curdistão iraquiano, em Arbil.
“Mais de cinquenta mil cristãos” estiveram na vigília onde D. Fernando Filoni concelebrou com o patriarca de Babilónia dos Caldeus, D. Louis Sako, e com o arcebispo de Arbil dos Caldeus, D. Bashar Warda.
O governo autónomo do Curdistão “garantiu” ao prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos que os deslocados vão ser transferidos para um centro equipado com caravanas e contentores.
A viagem começou na capital da Jordânia, em duas paróquias que acolhem refugiados iraquianos, independentemente da sua religião.
Antes do cardeal italiano, os refugiados no Iraque receberam a visita de uma delegação do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ e da Congregação para as Igrejas Orientais, entre os dias 26 e 29 de março.
D. Fernando Filoni já tinha estado no Iraque em agosto de 2014.