sábado, 29 de março de 2014


                                      Ave-Maria


Se digo Ave-Maria, nesta palavra saúdo aquela Senhora que o é de toda a saúde 
                                  e sem cujo patrocínio ninguém alcançou a eterna. 
Se digo cheia de graça, me persuado que a graça foi a sua maior felicidade e que 
                                 todas as felicidades sem graça são a suma miséria
Se digo o Senhor é contigo, esta palavra me anima a estar sempre com Deus 
                                 por amor e obedncia, e jamais me apartar d'Ele
Se digo benta és tu entre as mulheres, esta palavra me traz à memória a maldição 
                                 de Eva e a de quantos por causa de suas filhas tem sido malditos
Se digo bento é·o fruto do teu ventre, Jesus, esta palavra me avisa, que assim como 
     aquele fruto bendito foi 0 Salvador, assim 0 de todas as minhas obras deve ser a salvação
Se digo Santa Maria Mae de Deus, esta palavra, fiado em sua benignidade, me prostr
                          a seus soberanos pés para perpétuo escravo de tal Senhora e filho de tal mãe. 
Se digo roga por nós pecadores, esta palavra me prega que 0 que sobre tudo devo procura
                                             com maior ânsia e com maior contrição, é o perdão dos pecados
E se digo agora e na hora da nossa morte, esta palavra acaba de me desenganar que não faça 
                          caso de quanto acaba com a vida, e que a minha vida seja tal como quisera ter 
                          vivido, na morte, e que esta pode ser nesta mesma hora. 
                                                                                                 (VIEIRA - 22º Serm. sobre 0 Rosário)