quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015



Quaresma: Caminho Pascal 
                                                                     S.D.L. 
A Quaresma esta as portas. Nos primeiros domingos do Tempo Comum, a Liturgia da Igreja propõe-nos o Evangelizador e o Evangelho vivo - Jesus - a anunciar o Reino de Deus e convidando à conversão. Entramos, de seguida, na primeira fase do cicio pascal que consiste em seguir a Cristo no deserto para, como novo Povo de Deus, refazermos com Ele o êxodo «desde o Nilo ao Jordão», prosseguindo, depois, até ao Pentecostes da nova Aliança
o Diretório sobre a piedade popular e a Liturgia, de 17 de Dezembro de 2001 (publicado na íntegrana 2. ª edição do EDREL 5649-5939), fornece-nos uma descrição sintéica deste tempo litúrgico: “A Quaresma é um tempo que precede e dispõe para a ce/ebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Baptismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais frequente às «armas da. penitência cristã» [Missale ftomanum, Feria IV Cinerum, Collecta]: a oração, o jejum e a esmola (cf.Mt6,1-6.l6-18)” (n.º I24=EDREL 5772). Neste sumário estão sintetizados os principais elementos que fazem da Quaresma um «tempo favorável» e, conforme a linguagem das orar,:oes, urn «sacramento salvífico» : 
- A Quaresma "precede e dispõe para a celebração da Páscoa": é «caminhada», 
como sublinham as várias dinámicas pastorais e catequéticas com que se pretende dar-lhe vida renovada. Na Diocese do Porto está a ser divulgada urna proposta que, a partir do lema “Abre a tua porta à alegria do Evangelho” sugere urna caminhada ritmada por sete etapas, correspondendo às sete letras da o Bispo Diocesano destaca a centralidade da liturgia de cada Domingo): 
Arrepende-te, Levanta-te, Edifica, Glorifica, Recria-te, Imita, Anuncia. 
- Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão: a genuína conversão cristã exprime-se, certamente, em práticas que se tornaram tradicionais; mas é suscitada e permanentemente alimentada pela escuta da Palavra de Deus. Importa, por isso, valorizar os vários Leccionários litúrgicos (dominical, ferial e do Oficio de Leituras da LH) com a sua rica programação da escuta eclesial da Palavra da Vida. É tão importante respeitá-los que, neste tempo de graça, a sua interrupção pelo Leccionaário Santoral deve ser uma excepção: os domingos da Quaresma têm precedência sobre todas as solenidades do Calendário; e as férias gozam de precedência em relação a todas as Memórias (que passam a facultativas). 
- Tempo de preparação e de memória do Baptismo: já o II Concílio do Vaticano destacou a característica baptismal da Quaresma e os livros litúrgicos sublinham a importância de nela se percorrerem as principais etapas do itinerário da Iniciação cristã. Entretanto, todos os baptizados são convidados a renovar na Páscoa as promessas do Baptismo pelo que esta dimenãao há-de estar presente e ter destaque, mesmo onde não haja catecúmenos eleitos a admitir aos sacramentos pascais. 
- Tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos: a Quaresma é caracterizada igualmente pelo itinerário penitencial que tem, como momento culminante, o  regresso à candura e pureza baptismal pela celebração do Sacramento da Reconciliação. Ainda que hoje tenha desaparecido do discurso eclesiástico a urgência da «desobriga» pelo cumprimento do preceito canónico da confissão e comunhão eucarsítica ao menos uma vez por ano e pela Páscoa, contudo a Quaresma continua a ser «tempo favorável» para os baptizados celebrarem este Sacramento do Perdão. E as agendas dos presbíteros, ao menos neste tempo, oferecem aos fiéis com maior largueza a ocasião de se reconciliarem. 
- Tempo de recurso mais frequente às «armas da penitência cristã»: a oração, o jejum e a esmola: a penitência só pode ser celebrada se antes for vivida. Terá, portanto, de se tornar «hábito».e, finalmente, «virtude». E aqui recobram importância as práticas tradicionais, porventura revitalizadas e inseridas num caminho de conversão: de si, a Deus e aos irmãos
( Cfr. Voz Portucalense – 11 de Fevereiro de 2015 )