sexta-feira, 30 de março de 2012

Horário da Semana santa

     
                 2ª feira -18:30 - Missa
21:00 horas - Celebração Penitencial (Confissões)

  3ª feira-11:00 h - Missa
  4ª feira- Não há Missa, porque todos os sacerdotes da
                         diocese celebrarão em Beja.
   
Quinta-feira santa
19.00 horas  - Missa da Última Ceia

Sexta-feira santa
10:30 horas - oração de Laudes
16:00 horas - Via Sacra
 19:00 horas-  Celebração da Paixão do Senhor,
              com adoração da Cruz e comunhão.

Sábado santo
10:30  horas - oração de Laudes

        Vigília Pascal - 22:00 horas
        Páscoa (dia) - 11:00 horas
                                             (Não há Missa, às 9:30 h)

        Porto Covo – 19:00 horas

sábado, 24 de março de 2012

Beja: Concerto de abertura do festival Terras sem Sombra «resgata do silêncio» templo emblemático de Sines

Igreja Matriz de São Salvador de Sines
Beja, 24 Mar 2012 (Ecclesia) – A igreja matriz de Sines, monumento religioso de “referência” daquela região da Diocese de Beja, acolhe hoje o concerto de abertura do festival de música sacra Terras Sem Sombra.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, responsável pela organização do certame, destaca a relevância histórica e religiosa do monumento e a sua importância para a música, já que “possui uma acústica notável”.

“Resgatadas do silêncio, as velhas igrejas alentejanas são, pelo espírito de lugar, pelos valores arquitectónicos e artísticos e pelas condições acústicas, espaços privilegiados para uma iniciativa com este perfil, que une o passado e o presente”, salienta o organismo diocesano.

A inauguração do festival, que aposta na divulgação e preservação do património cultural e ambiental da região, vai estar a cargo de “um dos mais destacados maestros europeus da actualidade”, o italiano Giovanni Andreoli.

Acompanhado pela soprano María Bayo, a mezzosoprano María José Montiel, o tenor Alexandre Guerrero e o barítono Damián del Castillo, o “regista” italiano vai interpretar uma das óperas mais importantes do compositor Gioachino Rossini (1792-1868), a “Pequena Missa Solene”, escrita em 1863.

O concerto, marcado para as 21h30, terá também a participação do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, dos pianistas Marta Zabaleta e Miguel Borges Coelho, enquanto Kodo Yamagishi será responsável pela interpretação ao harmónio.
Para o director artístico do festival, Paolo Pinamonti, o evento “constitui um arranque à altura das expectativas do programa delineado”, uma vez que permitirá “mostrar o papel do canto no universo da música religiosa, desde a polifonia do Renascimento até à vanguarda actual”.

Depois do lançamento do cartaz artístico do Terras Sem Sombra 2012, para dia 25 está reservado o início da componente ambiental do projecto, através de uma acção intitulada “Um Litoral para todos”, que “incidirá na diversidade de organismos e habitats da faixa costeira portuguesa, abrangendo também a componente geológica”.

Segundo o comunicado do DPHA, a iniciativa será orientada pelo professor Mário Ruivo, figura pioneira dos estudos oceanográficos em Portugal e que tem defendido “a gestão sustentável dos recursos marinhos”, tanto ao nível da “conservação” como da sua “rentabilidade económica”.

Para o investigador, é preciso também olhar para a “protecção da flora autóctone da faixa costeira alentejana”, classificando-a como “um ponto quente da diversidade biológica na Europa ocidental”.

Neste âmbito, a Diocese de Beja vai contar com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora e do Município de Sines, localidade do Distrito de Setúbal.

JCP

sexta-feira, 2 de março de 2012

Faleceu D. Manuel Falcão

Faleceu D. Manuel Falcão 

Na Casa Episcopal, onde vivia, com o seu sucessor, faleceu  a 21 de Fevereiro.

D. Manuel Franco da Costa de Oliveira Falcão nasceu a 1o de Novembro de 1922 em Lisboa. Era filho de Manuel da Costa Falcão e Maria Felismina Franco Falcão, católicos convictos, transmitindo a sua fé aos filhos por testemunho de vida e educação. Era o primeiro de oito filhos. Fez uma parte dos seus es­tudos secundários no Colégio das Caldinhas, S. Tirso, da Companhia de Jesus. De 1939 a 1945,frequen­tou e concluiu o Curso de Enge­nharia Mecânica no Instituto Su­perior Técnico. Foi vicentino, mili­tante da JUC e cofundador do Cen­tro de Acção Social Universitária (CASU). Entrou no Seminário em 1945. Foi ordenado presbítero pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Cerejeira. Foi professor e prefeito no Seminário dos Olivais. Teve acção relevante na promoção dos estudos de sociografia religio­sa, na criação e lançamento do Se­cretariado das Novas Igrejas do Patriarcado; criação do Secretaria­do de Informação Religiosa; na co­laboração habitual na Voz da Verdade e no jornal Novidades e em revistas da Acção Católica. Proce­deu ao primeiro recenseamento da prática dominical no Patriarcado (1955). Na qualidade de secretário particular, acompanhou o Cardea1 Patriarca a inauguração de Brasília (196o). Foi eleito cónego da Sé a 24 de Março de 1962.


Paulo VI chamou-o ao episcopado em 6 de Dezembro de 1966, como Bispo de Telepte e Auxiliar de Lisboa. A sua ordenação epis­copal teve lugar a 22 de Janeiro de 1967. Foi secretário da Conferência Episcopal Portuguesa e delegado da Conferência no Conselho das Con­ferências Episcopais da Europa (CCEE). A ele se deve, como mem­bro da Comissão Episcopal de Pas­toral, da organização das semanas de anualização pastoral à luz do Vaticano II para o clero de todo o país, bem como, já como Bispo de Beja, a realização e o apuramento do I Recenseamento da. Prática Dominical em todas as dioceses de Portugal (1977).


Foi nomeado Bispo coadjutor de Beja, por Paulo VI, em 1974, passando a Bispo residencial em 198o, sucedendo Arcebispo-Bis­po D. Manuel dos Santos Rocha. A entrada solene na Se de Beja teve lugar no dia 1 de Outubro. Acompa­nhou sempre as reuniões arciprestais do clero; dotou de estatutos os Conselhos Presbiteral e Pas­toral; instituiu o Fundo Comum do Clero; e, sobretudo para os sacer­dotes idosos ou doentes, promo­veu a construção da Residência PAX do Clero de Beja. Em 1995, ordenou os quatro primeiros diáconos permanentes da diocese. Re­modelou o Seminário. Impulsio­nou a pastoral das vocações. Dedi­cou especial atenção à vida religi­osa. Instituiu a Semana dos Consa­grados. Definiu a situação canóni­co-jurídica de mais de trinta instituições de solidariedade social da Igreja, redigindo os estatutos de varias delas. Criou em 1984 o De­partamento do Património Históri­co e Artístico da Diocese. Erigiu canonicamente o Coro do Carmo, o Museu de Arte Sacra de Santiago do Cacem e o Tesouro da Basílica Real de Castro Verde. Formalizou, a 2 de Fevereiro de 1997, nos termos do Direito Canónico, o pedido de resignação. Esta foi-lhe concedida no dia 25 de Janeiro de 1999, suce­dendo-lhe D. António Vitalino Fer­nandes Dantas. (AlC).