segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bispo Coadjutor


Neste domingo, dia 23, Solenidade de Cristo Rei do Universo, foi ordenado bispo, no Mosteiro dos Jerónimos, às 16:00 horas, D. José João dos Santos Marcos, nomeado pelo Papa Francisco para Bispo Coadjutor de Beja.
Foram ordenantes: D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, D. José Alves, arcebispo de Évora, e D. António Vitalino, bispo de Beja.
Fomos 26 pessoas de Sines e valeu a pena esta jornada, de onde chegámos às 22:30 horas.
A D. João Marcos desejamos as maiores prosperidades neste seu novo múnus de pastor.






segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Faleceu em 29 de Outubro, ao fim da manhã, no hospital de Portimão, o padre Augusto da Silva Dourado, pároco aposentado da Diocese de Beja que residia no Algarve desde 2008.
O sacerdote de 89 anos, natural de Eiras, concelho de Coimbra, que colaborava nos últimos anos com diversas paróquias da diocese algarvia, nomeadamente com a paróquia de Lagoa, foi vítima de doença prolongada.
O presbítero, ordenado a 28 de junho de 1953, foi coadjutor paroquial em Santiago do Cacém e pároco de Sabóia durante 52 anos, tendo sido também professor da telescola.
O bispo do Algarve presidiu, a 30 de outubro, à missa exequial pelas 15h na igreja paroquial de Lagoa, seguindo depois o féretro para Sabóia onde, na sexta-feira, dia 31, foi celebrada missa presidida por D. António Vitalino, bispo de Beja, tendo concelebrado 9 sacerdotes, com a colaboração de dois diáconos permanentes, um dos quais  sobrinho do falecido, e realizado o funeral do sacerdote, sepultado no cemitério de Sabóia.